A Ediouro publicava uns livros que eu adorava. Compunham a "coleção ilustrada de fatos incríveis, inacreditáveis" Por Incrível que Pareça! e eu comprei todos via reembolso postal. Já bibliófila sem saber, me acabava comprando livros via reembolso postal.
Ainda tenho os livros (quatro) e resolvi pinçar umas informações entre dúbias, absurdas ou fantásticas pra decorar este espaço (sabia que um dia elas serviriam pra alguma coisa!).
- Blucher, o destemido comandante prussiano, cuja oportuna intervenção na Batalha de Waterloo selou a derrota de Napoleão, sofria de uma fobia permanente: receava dar à luz um elefante.
- Os grilos ouvem através dos joelhos; as cigarras, através do estômago.
- Madame de La Bresse, excêntrica herdeira de grande fortuna na França, destinou todo o seu dinheiro, ao morrer, para a compra de agasalhos para os bonecos de neve.
- Quando se fazia um brinde a uma dama na Roma Antiga, costumava-se beber um copo para cada letra de seu nome.
- Durante vários anos, um jornal francês publicou uma edição em borracha, para os que gostavam de ler na banheira.
- Johann Georg Krünitz escreveu uma enciclopédia de 242 volumes, inteiramente à mão.
- O Marquês de Pélier passou 50 anos na prisão por ter cometido a terrível ofensa de assobiar para Maria Antonieta, a última rainha da França.
- Um dos primeiros governadores de Nova Iorque, primo da Rainha Ana, da Inglaterra, era um notório travesti. Até mesmo seu retrato oficial mostra-o usando roupas femininas.
- Antes do advento da medicina moderna, a ortopedia, na Inglaterra, era praticada pelos ferreiros.
- A famosa tela de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, foi originalmente comprada pelo rei francês Francisco I, que a usou na decoração de seu banheiro.
Outros objetos de desejo e compra eram os manuais da Disney (Manual do Escoteiro Mirim, Manual do Gastão, Manual do Professor Pardal...). Mas isso já é outra história...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, seu olhar, sua essência e reticências, enfim.