BEM-VINDOS E OBRIGADA PELA VISITA.




NOTÍCIAS *INFORMAÇÕES * DISTRAÇÕES * IMPRESSÕES * PULSAÇÕES

outubro 10, 2011

A festa da Naza


   Ontem dei uma de turista, apreciando Belém com olhar de flanêur, estrangeiro mesmo, acabando de chegar na cidade das mangas fartas.Ia vendo as estruturas se erguendo ante meus olhos cintilantes de espera.Muros sendo pintados, fachadas decoradas, jardins ornados com flores. Um azul, branco e amarelo tomando conta das vistas transeuntes e das frentes dos órgãos públicos e casas de família. Um arsenal humano de trabalhadores da construção civil (minha amada construção civil!), autônomos, ambulantes, lojistas, tomam seus postos na cena que aos poucos vai sendo erguida sob o pseudônimo de festa.
   O Círio visto pelos bastidores da Cidade da Fé tem uma corda forte e vigorosa que passa e atravessa Belém do Pará bem antes da procissão da Santa chegar. Belém se abre em cores, flores e sabores, porque o tempo da fé aqui, a propósito, é todos os dias e a gente nossa de cada dia é uma gente de reunião, de encontro e de maniçoba a cada aniversário.
   Hospedemos, então, esse tempo de graça, pra mais uma vez declarar nossa gente paraoara embebida de mundo, de gente, de aconchego humano e de saudade quando isso tudo se torna lembrança.

Aos que fazem o Círio de Nazaré nos bastidores,
tornando o invisível visivo: 
a fé que anima a gente a significar o humano da gente. Sempre!

Rosilene Cordeiro, em 05 de outubro de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seu olhar, sua essência e reticências, enfim.