BEM-VINDOS E OBRIGADA PELA VISITA.




NOTÍCIAS *INFORMAÇÕES * DISTRAÇÕES * IMPRESSÕES * PULSAÇÕES

março 08, 2012

Oitavo dia


   Comemorando-se mais um Dia Internacional da Mulher... E se houve um tempo em que ser mulher exigia a qualidade da submissão, hoje (apesar da resistência de alguns e algumas) ser mulher exige peito aberto para a vida e olhares livres em direção a todos os horizontes.
   A liberdade, no entanto, a despeito das aparências, ainda não é tão grande quanto a merecemos. Ainda sabemos muito de preconceito, assim como os negros, os índios, os homossexuais. Ainda não alcançamos a força máxima da liberdade que a nós é devida. Contudo, também já não somos o que éramos, já não somos tão minoria frágil, já não somos apenas sangue e dor.
   Lentamente descobrimos que também a nós pertence o direito de escolher nosso próprio prazer; que também podemos semear, cultivar e colher sonhos e ideais, e não apenas inspirar ou assistir na sombra as fantasias e realizações de outrem; que temos um corpo que pode recusar a condição de simples animal doméstico e ser olaria, atelier, estúdio, oficina de arte a produzir algo diferente, original.
   A escolha é nossa? Nem sempre. Mas quase sempre, capazes que somos de virar a mesa, rodar a baiana, lutar para seduzir o contra e torná-lo a favor, seja ele uma pessoa, um ambiente, uma situação. Capazes que somos de pelo menos tentar.
   Porque mulher é isso: não desistir diante do provável adverso, ter esperança do nem sempre possível, dominar a arte de arriscar e insistir pelo melhor, muita adrenalina e jogo de cintura, tática, estratégia e emoção.
   Ser mulher é saber escolher o melhor lado do lado quente do ser. Que não façamos por menos. Merecemos, sim, tudo do bom e do melhor que pudermos alcançar. (T. M.)



*Imagem: Ser Mulher, acrílico sobre tela de Simone Rosa.

3 comentários:

  1. Texto forte, verdadeiro e poético! Vc consegue me emocionar sempre. Parabéns!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. A melhor definição que li sobre mulher hoje: lutar para seduzir o contra e torná-lo a favor. Perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Também fiz uma homenagem do meu jeito torto, no Fragmentos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, seu olhar, sua essência e reticências, enfim.