BEM-VINDOS E OBRIGADA PELA VISITA.




NOTÍCIAS *INFORMAÇÕES * DISTRAÇÕES * IMPRESSÕES * PULSAÇÕES

maio 26, 2010

Miau!


  • O gato é o único animal doméstico que a Bíblia não menciona.
  • Eluro (ou aílouros) é palavra do grego antigo que significa gato, e por isso os elurófilos são aqueles que adoram gatos.
  • Phobos é palavra do grego antigo que significa medo. Portanto elurófobos são aqueles que têm medo incomum de gatos ou aversão por eles.
  • Por 2.300 anos as pessoas acreditaram que os gatos tinham mais que uma vida. No livro de fábulas sobre animais Panchatantra, compilado na Índia no século III a. C., o escritor supôs que os gatos, por conseguirem sobreviver a grandes quedas e atrocidades, deviam ter a capacidade de viver várias vezes.
  • Os egípcios antigos nunca mostravam gatos dormindo em suas obras de arte. Como os gatos eram adorados pela sabedoria, os artistas só os retratavam em posição ereta.
  • Quando os gatos semicerram os olhos ao olhar para você, é indício de confiança.
  • Se um gato se limpar logo depois de você tê-lo acariciado, não se ofenda. É o jeito dele de guardar o seu cheiro.
  • Ao contrário dos cachorros, tão ligados às pessoas que acabam assimilando os tiques emocionais e os medos dos donos, os gatos têm uma noção melhor de limites - são mais independentes emocionalmente e, por isso, se mantêm firmes diante das fraquezas humanas.
  • O gato pega água com o lado de baixo da língua, não o de cima, como se imagina. Ele enrola a língua ao contrário, como se fosse uma colher, e leva a água à boca.
  • São Francisco de Assis foi o responsável pela mudança da imagem dos gatos, no século XIII. Por causa do apreço do santo por eles, os artistas da época deixaram de vê-los como entidades satânicas e passaram a pintá-los com uma imagem mais simpática.
  • Já que o romrom é uma forma de comunicação do gato, ele não ronrona quando está sozinho, nem que esteja muito feliz e bem acomodado. O romrom dele só existe para você. 
                                             (De Os gatos nem sempre caem em pé, Erin Barret e Jack Mingo, Publifolha)
                         
                                          * Imagem: Tela de Aldemir Martins

4 comentários:

  1. Se existe um animal que admiro é o gato. Nossa, o ar elegante e de superioridade... é um esnobe por natureza. Além de sedentário como eu. :P Já cachorros... assim como o Garfield, os acho idiotas. E tenho dito. rs.

    ResponderExcluir
  2. Adoro gatos... Acabei de lembrar: borboletas também servem de alimento pros gatos!
    Ou de brinquedo pra eles... Se bem que Maura Lee não caça nada... gata vadia.
    Por sinal, tem "Gata vadia", da Tetê;
    Tem "Minha gata Rita Lee", da Joyce...
    Não estamos sós com os bichanos...

    Ps: gostastes d'as moças?

    ResponderExcluir
  3. Amei essas informações, tenho uma afinidade unica com gatos, sempre gosto de te-los por perto de mim criaturas sublimes, porém muito injustiçadas por quem não os conhecem ou não aceitam o seu modo livre de ser.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, seu olhar, sua essência e reticências, enfim.